Seguidores

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Educomunicação

 
Mídias na Escola

Educomunicação

E

M 1920, Celestin Freinet começou a dar aulas numa escola primária da França. Com um Tipógrafó, ele imprimia textos e matérias de jornais para os alunos. As crianças gostaram da ideia. Em grupos, começaram a escrever e editar os próprios trabalhos, que eram apresentados para a turma.

         Como Freinet, educadores de diferentes épocas também trabalharam com a ideia do educomunicação a qual foi sendo construída a passos lentos, e representa hoje, uma alternativa na relação da escola com a sociedade da informação. Atualmente a prática educomunicativa vem sendo realizada por meio de projetos que envolvem o uso de mídias e de tecnologias. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e por professores das diversas disciplinas. O objetivo da educomunicação é desenvolver um ensino multimídia, interdisciplinar e colaborativo para a formação dos sujeitos protagonistas em suas vidas.

         Televisão, rádio, internet, Videogames, softwares de aprendizagem on-line, blogs, fotografia, projetos de entrevistas populares e reportagens, produzidas pelos estudantes servem para ampliar o acesso á cultura e á informação de maneira critica e autônoma. Nessa perspectiva o aluno trabalha em conjunto com o professor, ambos são detectores de conhecimento e experiências que podem e devem ser partilhados.

         É bom lembrar que as tecnologias estão ficando cada vez mais acessíveis. “Vemos nas periferias, por exemplo, o quanto as Lan Houses são frequentadas por jovens”, as habilidades tecnológicas dos alunos e a facilidade que eles demostram ao lidar com o universo digital e virtual podem ser bem aproveitadas nos projetos de educomunicação.

         Após a leitura do texto, Comente algum projeto, a qual você vivenciou ou está vivendo, que tem como foco a utilização dos recursos multimídias destacados acima, com foco na aprendizagem e integração do aluno e sociedade.

Logo após redija um texto baseado no projeto a qual você vivenciou e conte nele, como era o funcionamento do projeto, a qual público se destinava, se tinha o interesse dos alunos, e como o projeto impactava na vida social e escolar do participante. Envie esse texto para o e-mail : wagnerfrancalino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário